Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/1314
Tipo do documento: Dissertação
Título: Confissões do corpo : composição cênica e diálogo poético com a literatura de Ana Cristina César
Autor: Naspolini, Marisa de Souza
Primeiro orientador: Andrade, Milton de
Resumo: Este estudo propõe a pesquisa teórica e a experimentação prática de processos compositivos do ator-dançarino na construção de material cênico, estabelecendo relações com elementos constitutivos da obra literária de Ana Cristina Cesar. A pesquisa está alicerçada no conceito de trabalho sobre si mesmo, compreendido como uma idéia fundamental no movimento de refundação da tradição do corpo cênico efetivado no decorrer do século XX. A partir deste entendimento, procura-se discutir a dimensão volitiva e consciente na busca de organicidade e precisão no trabalho de composição da ação física do ator-dançarino. Propõe-se, ainda, uma reflexão acerca do conceito de ator-dançarino, entendendo que se trata de uma noção híbrida instalada num campo investigativo que refuta a dualidade de alguns binômios firmados historicamente e avança em direção a uma terceira via possível, transicional, na qual movimento abstrato e ação figurativa dialogam na perspectiva de criação de uma dramaturgia pautada no movimento. No âmbito da prática, desenvolve-se um projeto laboratorial que consiste na experimentação de procedimentos criativos, através da composição de partituras físicas e vocais, em diálogo com textos e aspectos encontrados na prosa poética de Ana Cristina Cesar, como o caráter híbrido na forma poética, o intimismo, os "múltiplos eus", a abordagem confessional e autobiográfica
Palavras-chave: Dançarinos
Teatro (Literatura)
Técnica
Atores
Expressão corporal
Ação física
Ana Cristina Cesar
Ator-dançarino
Dramaturgia do movimento
Trabalho sobre si mesmo
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Teatro
Programa: Mestrado em Teatro
Citação: NASPOLINI, Marisa de Souza. Confissões do corpo : composição cênica e diálogo poético com a literatura de Ana Cristina César. 2007. 154 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1314
Data de defesa: 5-Set-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marisa.pdf2,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.