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Tipo do documento: Dissertação
Título: Teatro-educação e os processos de indistinção estética na pós-modernidade : uma reflexão sobre improvisação para o teatro de Viola Spolin
Autor: Souza, Maria Aparecida de
Primeiro orientador: Carreira, André Luiz Antunes Netto
Resumo: Este estudo analisa como a metodologia de Viola Spolin, explicitada no livro Improvisação para o Teatro, (2001), contribui para o aluno empreender reflexão crítica sobre os processos de indistinção estética na pós-modernidade. Esta pesquisa discorre sobre as matrizes teatrais e pedagógicas da metodologia de Spolin partindo de dois pilares desta: jogos e improvisação teatral. Tomando a pós-modernidade como condição histórica e cultural, este texto reflete sobre os conceitos de barbárie, sociedade tecnoestética, sociedade espetacular ou midiática. Busca-se a discussão sobre como a expansão da imagem associada à tecnologia e à mercadoria provoca a estetização do cotidiano, tornando inoperante a capacidade de nossos alunos de diferenciar arte e sua função social. O trabalho apresenta o embate entre os processos de indistinção estética e o teatro como realização singular, diferida, trazendo a análise sobre os procedimentos descritos em Spolin para as práticas de teatro-educação e sobre as maneiras pelas quais estes podem ser vislumbrados como instrumentos de reflexão a respeito dos processos de indistinção estética na pós-modernidade.
Palavras-chave: Teatro
Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Teatro
Programa: Mestrado em Teatro
Citação: SOUZA, Maria Aparecida de. Teatro-educação e os processos de indistinção estética na pós-modernidade : uma reflexão sobre improvisação para o teatro de Viola Spolin. 2005. 107 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1306
Data de defesa: 25-Set-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Teatro

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