Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/1297
Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagem e imaginário e suas relações de prazer na cena teatral
Título(s) alternativo(s): Image and the imaginary and pleasure of relations on scene theatrical
Autor: Carvalho, Nadiana Assis de 
Primeiro orientador: Mostaço, Edélcio
Resumo: O estudo articula reflexões entre aspectos do imaginário e o estado de prazer presentes nas relações entre cena e público, segundo um ponto de vista estético contemporâneo. Autores como Bachelard, Durand, e Castoriadis são revisitados a fim de colaborarem na formulação da concepção de imaginário aqui desenvolvido a partir, sobretudo, de uma concepção dialógica e de jogo entre as dimensões produtivas (artistas) e receptivas (espectador). Para tanto, propõe uma investigação e uma distensão nos conceitos de imagem, imaginação e imaginário, a fim de perspectivá-los como princípios estéticos artísticos fundamentais para elaborar novas possibilidades de relações no acontecimento teatral. Assim, torna-se necessário investigar as diretrizes criadas em torno do prazer do espectador enquanto extensão das possibilidades criativas e relações intersubjetivas do sujeito. Ao restituir o receptor como propulsor do sentido da obra, a estética teatral é discutida na dimensão de jogo imaginário, criativo e poético, que se efetua em caráter de presença, potencializando o sentido imanente do discurso teatral. Tais preceitos desembocam na investigação analítica de dois espetáculos produzidos por grupos reconhecidos e atuantes no Brasil, sendo eles: A marca da Água do Armazém Cia de Teatro de Londrina/ atuante no RJ e Os Bem-intencionados do grupo LUME Teatro de Campinas/SP.
Abstract: The study articulates reflections between imaginary aspects and the state of pleasure present in the relationship between stage and audience in a contemporary aesthetic point of view. Authors like Durant, Bachelard, Castoriadis and Maffesoli are revisited in order to collaborate in the imaginary conception of the formulation developed here from primarily a dialogical design and game between the productive dimensions (artists) and receptive (viewer). We propose an investigation and a strain on imaging concepts, imagination and imagination in order to view them as fundamental artistic aesthetic principles to reconfigure the theatrical event. Thus, it is necessary to investigate the relationships created around the pleasure of the viewer as an extension of the creative possibilities and subject s interpersonal relations. To restore the receiver as the work towards the propellant, the theatrical aesthetics are discussed in the dimension of imaginary play, creative and poetic, which takes place in the presence of character, enhancing the speech and the immanent sense of the theatrical discourse. Such principles are developed through the study of two shows produced by recognized and active groups in Brazil, as follows: "A marca da água" Armazém Cia de Theatre / active in RJ and "Os Bem-Intencionados" LUME Theatre group Campinas / SP.
Palavras-chave: Teatro
Imagem (Psicologia)
Imaginário
Prazer
Theatrical Aesthetics
Image
Imagination
Enjoyment
Creative Reception
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Teatro
Programa: Mestrado em Teatro
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1297
Data de defesa: 15-Mai-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
123971.pdf3,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.