Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/1285
Tipo do documento: Dissertação
Título: O acontecer poético no teatro : o ator em estado de doação
Título(s) alternativo(s): The Poetic Happen in Theater: The Actor in State of Donation
Autor: Piedade, Valquiria Vasconcelos da 
Primeiro orientador: Mostaço, Edélcio
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo investigar o fenômeno teatral a partir das ideias de Martin Heidegger. Para tanto, toma o teatro enquanto obra de arte, pois só há acontecimento poético nessa condição. A arte por essência é, segundo a perspectiva heideggeriana, poesia e ela pode desvelar a verdade do ser. Para melhor compreensão do que é o acontecer poético no teatro, tal questão foi desmembrada em três partes. A primeira refere-se à condição ôntica da cena, através de um esboço de sua história, onde se evidencia o que, nesse percurso, é e não é arte. A segunda resposta pretende problematizar as características ônticas antes apresentadas e não negá-las, pois o ser não se dá sem o ente e, assim, revelar indícios do que pode vir a ser arte. E, a partir disso, descamar o acontecer poético, uma vez que admite várias camadas: abertura, clareira, técnica, originário, tempo, presença, verdade, Mundo e Terra, repouso, ente e ser. O terceiro capítulo se ocupa em pensar o modo, o como fazer para a obra chegar ao espectador, ou seja, como se dá o acontecer poético na encenação enquanto experiência. Aqui é investigada a disponibilidade do ator enquanto servidor da obra, pois é o elo imediato na relação entre obra, artista e espectador. Questões tais como escuta, serenidade e doação três quesitos que Heidegger considera fundamentais para que o artista deixe vigorar a obra de arte e não ele próprio são aqui enfocadas. Como reflexões finais são analisados o teatro atual e as possibilidades e necessidades (ou não) de um teatro enquanto obra arte, um teatro que tem como vereda o sentido do ser, uma vez que a arte desvela e contribui para a compreensão do tempo histórico atual.
Abstract: The present dissertation have as objective investigate the theatrical phenomenon from the ideas of Martin Heidegger. For this, understands the theater as a work of art, because there is only poetic happening in this condition. The essence of art is, according perspective of Heidegger, poetry and she unveils the truth of being. For better understanding of what is the poetic happen in theater this question was separated into three responses. The first one refers to the ontic condition of the scene through an outline of your story, where it shows, in this way, what is and isn´t art. The second response intends to overcome the ontic characteristics presented before but not deny them, because the being is not without the entity and, thus, show what is the art. And from this, deepen the layers of "poetic happen", once admit several layers: the opening , glade, technique, originating , time, presence , truth, World and Earth, home , entity and being. The third chapter cares to think about how do to arrive the work of art in the viewer , in another words, how it happens the "poetic happen" in the staging in instance of experience. Here is investigate the availability of the actor while the work of art server, because he is the immediate link in relation of work of art, artist and viewer. Questions such as listening, serenity and donation - three items that Heidegger considers fundamental to the artist let strengthen the work of art and not himself here are focused. As a final reflection the current theater is analyzed and the possibilities and the necessities (or not) of a theater as work of art too, a theater that has as path the sense of being, since art has to unveil and contribute to understanding the current historical time.
Palavras-chave: Teatro
Poética
Obra de arte
Acontecer poético
Ator servidor
Theater
Work of Art
Poetic Happen
Servant Actor
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Teatro
Programa: Mestrado em Teatro
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1285
Data de defesa: 9-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
117119.pdf855,98 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.