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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/1275
Tipo do documento: Dissertação
Título: Matéria-prima : a transfiguração em Olivier de Sagazan
Autor: Schmidt, Elisa 
Primeiro orientador: Nunes, Sandra Meyer
Resumo: Este texto procura criar um pensamento processual desvinculado das reflexões sistemáticas comumente desenvolvidas na academia. Para isso, escolhi estudar o artista Olivier De Sagazan, pouco conhecido até o início dessa pesquisa no Brasil. Estabeleço reflexões sobre suas obras, tendo como foco de abordagem a Transfiguração e os transbordamentos de linguagens desenlaçados a partir do seu estudo, permeando aspectos entre a performance, o desenho, a escultura, o teatro e a fotografia. A desfiguração é o fio condutor que proporciona diálogos entre De Sagazan, Francis Bacon, Samuel Beckett e Antonin Artaud, uma vez que é entendida como estratégia de desestabilização do sujeito e sua figura, característica que une os interlocutores escolhidos na discussão. A desestabilização violenta do sentido, da língua e da forma são problematizadas como uma violência necessária à criação em arte, assim como fonte de discussão política e religiosa da sociedade atual, permeando anacronicamente relações com a ancestralidade.
Abstract: This text seeks to create a procedural thinking unbound from systematic reflections commonly developed in the academy. To achieve this, I chose to study the artist Olivier De Sagazan, who was not very known until the beginning of this research in Brazil. I establish reflections on his works, with an approach focus on Transfiguração [Transfiguration] and the disentangled overflow of languages from his study, permeating aspects between performance, drawing, sculpture, theater and photography. The disfigurement is the central thread that provides dialogues between De Sagazan, Francis Bacon, Samuel Beckett and Antonin Artaud, as it is understood as a strategy of destabilization of the subject and his form, a characteristic that binds the interlocutors chosen in the discussion. The violent destabilization of the meaning, of language and form are problematized as violence necessary to the creation of art, as well as a source of political and religious discussion of current society, permeating anachronistically relationships with ancestry.
Palavras-chave: Arte
Argila
Performance (Arte)
Desfiguração
Olivier De Sagazan.
Performance
Disfigurement
Clay
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Teatro
Programa: Mestrado em Teatro
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1275
Data de defesa: 11-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Teatro

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