Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/1248
Tipo do documento: Dissertação
Título: A escuta do sussurro: percepção e composição do ritmo no trabalho do ator
Autor: Paris, Andreia Aparecida
Primeiro orientador: Andrade, Milton de
Resumo: O presente trabalho é uma reflexão teórica-prática na busca de ações pedagógicas para o ator perceber, entender e compor ritmos em seu trabalho de atuação. Para compreender o conceito de ritmo foram consultados estudiosos da área da música como Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani e Murray Schafer - a fim de apreender a sua estrutura e do universo teatral, os encenadores Stanislavski e Meyerhold que tratam o ritmo como um elemento fundamental do trabalho do ator. Como uma possibilidade de ação pedagógica para o ator apreender o ritmo, conjetura-se sobre a escuta corporal dilatada ou escuta do sussurro , idealizada como meio de ampliar as habilidades do ator de percepção e composição do ritmo. Para pensar esta escuta dilatada , os autores pesquisados foram os músicos ocidentais John Cage, Pierre Schaeffer, Dalcroze e, a diretora norte americana, Anne Bogart. Além disso, relata-se a reflexão prática e os exercícios praticados na experimentação criada para esta pesquisa, como possibilidades de ações pedagógicas para o ator compor ritmos para a cena
Abstract: This work is a theoretical and practical reflection of pedagogic actions for an actors to notice, understand and to compose rhythms in scenic work. Firstly, to understand the rhythm s structure, it analyses the concept of rhythm s concept in theater and in music, starting from researchers like Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani, Murray Schafer, Stanislavski and Meyerhold. After that, it discusses the concept of listening presented and discussed by western musicians like John Cage, Pierre Schaeffer, Dalcroze and by the American director Anne Bogart. The concept of listening is used to think and to practice na extensive corporal listening, or listening of whisper", as a way of enlarging the actor's abilities to compose the rhythm. Finally, it presents the practical exercises created for this research, as possibilities of pedagogic actions for the actors to compose rhythms in scene
Palavras-chave: Ritmo
Escuta corporal
Tempo ritmo
Trabalho do ator
Representação teatral
Atores
Rhythm
Tempo-rhythm
Corporal listening
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Teatro
Programa: Mestrado em Teatro
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1248
Data de defesa: 16-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
andreia.pdf4,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.