Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/109
Tipo do documento: Dissertação
Título: Empreendedorismo feminino em Santa Catarina : um estudo a partir do relato de mulheres participantes do prêmio SEBRAE
Autor: Ferreira, Juliane Borges 
Primeiro orientador: Alperstedt, Graziela Dias
Resumo: O empreendedorismo é um fator de influência para o crescimento regional, responsável pela criação de emprego e renda, e, por isso, tem recebido muita atenção de estudiosos da área. O processo empreendedor realizado pelas mulheres, além dos traços característicos ao tema, aborda, ainda, questões específicas do gênero feminino. Este trabalho buscou o aprofundamento sobre o tema, tendo como objeto de análise as mulheres empreendedoras de Santa Catarina, seus empreendimentos e os principais fatores relacionados com o processo empreendedor. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como se caracteriza o empreendedorismo feminino em Santa Catarina, segundo histórias de vida das mulheres participantes do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios. Para tanto, analisou-se as histórias empreendedoras das 86 participantes do Prêmio edição de 2010. Esses relatos foram analisados de forma interpretativa. No delineamento do perfil das mulheres catarinenses, verificou-se que estas são jovens, casadas, possuem filhos e já possuíam experiência profissional prévia, muitas vezes na área que empreendem. Quanto aos empreendimentos criados, destacam-se os voltados a atividade de comércio e serviços. No processo empreendedor o planejamento inicial da futura empresa foi, na maior parte dos casos, suprimido. Quanto aos recursos utilizados para constituírem essas empresas, observou-se que são originados de economias pessoais e familiares. Como dificuldades são apontados aspectos pessoais da vida das empreendedoras e a gerência do negócio, sendo as questões financeiras e de mercado as mais graves. Outro problema enfrentado pelas empreendedoras é a falta de confiança depositada nelas, assim como o conflito pessoal, familiar e empresarial, sendo dimensões conflitantes na vida dessas mulheres, pois concorrem por sua atenção. Por fim, a influência das redes no processo empreendedor feminino recebe destaque, visto que fornece suporte ao longo de toda a vida da empresa constituída.
Palavras-chave: Empreendimentos
Mulheres de negócios
Entrepreneurship
Women Entrepreneurship
Women Entrepreneurs
Entrepreneurship in Santa Catarina.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Administração
Programa: Mestrado em Administração - Profissionalizante
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/109
Data de defesa: 9-Jul-2012
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
114590.pdf3,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.