Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/1065
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre cores e memórias: escolarização de alunos da comunidade remanescente do quilombo aldeia de Garopaba/sc (1963-1980)
Autor: Carvalho, Francine Adelino
Primeiro orientador: Steindel, Gisela Eggert
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender o processo de escolarização dos afrodescendentes provenientes da Comunidade Remanescente do Quilombo Aldeia, localizado na cidade de Garopaba, região sul do Estado de Santa Catarina, no período compreendido entre 1963 e 1980. A fundamentação teórica é baseada principalmente na concepção de estratégias e táticas de Michel de Certeau, entremeada por dois eixos opostos e que se complementam nas experiências escolares dos afrodescendentes: ação branca e ação negra . A base empírica é constituída de fontes documentais, referentes a escolarização primária da época em estudo, e fontes orais, sobretudo, a partir do depoimento de ex-alunos de origem africana. Ao longo do texto, discutimos como estava configurada a educação das populações de origem africana no ensino primário rural de Garopaba, abordando aspectos da cidade e das populações afrodescendentes da Comunidade Aldeia no período pós-abolição, em especial na segunda metade do século 20, e questões relativas a escolarização, observando qual modelo de educação estava direcionado à esta camada. Também retratamos as experiências de escolarização dos afrodescendentes, narradas a partir de suas memórias de escola, sobretudo no que se refere a presença de uma ação negra efetiva no enfrentamento à opressão e às dificuldades operantes no contexto dessas populações nesse período. A pesquisa apresenta as múltiplas facetas da escolarização vividas pelos afrodescendentes e as táticas por eles engendradas para efetivá-la. Enfim nos aponta os significados configurados por essa instituição escolar e os sentidos atribuídos à escola primária, explicitado nas expectativas de ascenção dos afrodescendentes desse lugar
Abstract: The present research attempts to shed some light on the process of education of Afrodescendants from the Quilombo Aldeia Remaining Community, located in the city of Garopaba, in the southern region of the State of Santa Catarina, in the 1963-1980 period. The theoretical foundation is mostly based on Michel de Certeau s concept of strategies and tactics , interspersed by two opposite axes that complement each other in the school experiences of afro-descendants: white action and black action . The empirical basis is constituted of documentary sources regarding the elementary school during the study period, and oral sources, particularly reports from former Afro-descendant students. Throughout the text, we discuss the education model of the populations of African origin regarding the elementary school in the rural area of Garopaba, addressing aspects related to the city and the Afro-descendant populations of Comunidade Aldeia in the post-abolition period, especially in the second half of the 20th century, and educational issues, in order to find out the education model designed for this group. We have also depicted the educational experiences of Afrodescendants, based on school memories, particularly in what concerns the existence of na effective black action in the referred period. The research shows the multiple aspects of the education of Afro-descendants and the tactics engendered by them. Finally, the significances established by this school model and the senses attributed to the elementary school are shown, which are expressed in the expectations of Afro-descendants of the region on having a better future
Palavras-chave: Escolarização dos Afrodescentes - Quilombo Aldeia (Garopaba/SC)
Memórias de escola (Escolarização dos Afrodescendentes)
Escolarização dos Afrodescendentes Cultura escolar
Escolarização dos Afrodescentes História da Educacão (Santa Catarina)
Escolarização
Escolas Santa Catarina
Cultura afro-brasileira
Negros na Educação Garopaba (SC)
Afro-descendant education - Quilombo Aldeia (Garopaba/SC)
School memories (Education of Afro-descendants)
Education of Afro-descendants School culture
Education of Afrodescendants History of Education (Santa Catarina)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Educação
Programa: Mestrado em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1065
Data de defesa: 19-Abr-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Francine.pdf3,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.