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Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação de educadores na educação sexual emancipatória: um estudo dos níveis de reflexão nas práticas pedagógicas
Título(s) alternativo(s): Emancipatory sex education curriculum in a training course for teachers: a study of levels of reflection on teaching
Autor: Brasil, Carla Sofia Dias
Primeiro orientador: Melo, Sônia Maria Martins de
Resumo: Essa pesquisa de mestrado procurou contribuir com a formação na área da educação, formação de educadores e educação sexual, fazendo um levantamento de lacunas existentes na área, identificados na trajetória pessoal da pesquisadora e junto ao grupo de pesquisa do qual faz parte. Essa investigação se deu por pesquisa de cunho qualitativo, com as metodologias de pesquisa bibliográfica e documental (questionários já coletados em pesquisa de iniciação cientifica) e a partir dos indicadores levantados por meio da leitura dos depoimentos acerca do processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos egressos, onde relataram: como percebiam o processo de educação sexual vivido na infância, na família e na escola, qual era a sua postura de educador em sala com relação à temática educação sexual antes do estudo intencional da temática e quais as contribuições da Disciplina de Educação e Sexualidade para as suas práticas pedagógicas. Esses indicadores foram categorizados com o auxílio da metodologia da Análise de Conteúdo baseada em Bardin(1979). O objetivo geral desse trabalho foi contribuir para a caminhada desses educadores, na perspectiva de uma formação intencional em educação sexual emancipatória considerando que somos todos seres sexuados e que não há como separar a sexualidade das outras dimensões humanas. O objetivo específico materializou-se num estudo dos seus níveis de reflexão sobre a temática e sua repercussão na pratica pedagógica dos pesquisados. Os resultados apontaram níveis de reflexão diferenciados, com manifestações variadas em suas práticas pedagógicas. Esses dados devem ser levados em consideração em qualquer movimento de revisão de disciplinas e ou currículos de formação de educadores. Considera-se que é com a formação de educadores num processo intencional de construção da emancipação humana, ai incluída a dimensão da educação sexual que poder-se-á obter avanços significativos na educação brasileira. Propostas curriculares que respeitem os níveis de reflexão dos educadores e as expressões desses nas praticas pedagógicas deverão ser utilizadas como ponto de partida de qualquer proposta de formação de educadores e educação sexual
Abstract: This mestrado research searched contribute with the formation in the area of the education, formation of educators and sexual education, doing a survey of existing gaps in the area, identified in the personal trajectory of the researcher and next to the group of research of which is part. This investigation if it gave by research of qualitative matrix, with methodologies of documentary bibliographical research and (collected questionnaires already in research of scientific initiation) and from the indicators raised by means of the reading of depositions concerning the teachlearning process of the egresses academics, where they had told: as they perceived the process of sexual education lived in infancy, in family and in school, which age its position of educator in room with relation to the thematic sexual education before thematic the intentional study of and which the contributions of Discipline of Education and Sexuality for its practical pedagogical. These indicators were categorized with the aid of the methodology of the Analysis of Content based on Bardin (1979). The objective specific do materialize in study this levels of reflection about the thematic and your repercussion in the pedagogy practice this inquire. The results indicate levels distincts of the reflexion, with distincts manifestations in your practice pedagogy. This results need be considerates in anything revision of curriculum of training for educators. Considerate be with the training for educators in this intencional process that can work the intentional sexual education contributing with the construction of a emancipatory approach for the live it human, obtained advancement signification in the brazilian education. Proposal curriculum respect the levels distincts of the reflexion this educators and yours expression in your pedagogy practice need be use star point in anything proposal of training for educators
Palavras-chave: Educação
Formação de educadores, Educação sexual
Sexualidade
Professor reflexivo
Educação sexual emancipatória
Educação sexual
Professores formação
Sexo
Education
Training for educators
Intentional sexual education
Sexuality
Professor reflexive
Education sexual emancipation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Educação
Programa: Mestrado em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1052
Data de defesa: 30-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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