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Tipo do documento: Dissertação
Título: Adolescentes na sociedade do espetáculo e o sexting : relações perigosas? Um estudo exploratório na busca de subsídios para programas de prevenção
Título(s) alternativo(s): Adolescents in the spetacule society and Sexting: dangerous relationships? An exploratory study in search of subsidies for prevention programs
Autor: Figueiredo, Camila Detoni Sá de 
Primeiro orientador: Melo, Sônia Maria Martins de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral realizar um estudo exploratório sobre a compreensão de alunos de 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Florianópolis - SC, sobre o fenômeno Sexting conceituado na pesquisa como o envio, postagem, recebimento e compartilhamento de imagens (fotos/vídeos) íntimas ou de mensagens excitantes ou ainda de uma imagem sua, seminu ou nu por meio do celular e das mídias eletrônicas (computador, redes sociais, Internet), numa perspectiva da exposição indevida, sem consentimento. A pesquisa teve como eixo central na definição das metodologias e instrumentos o método dialético. A coleta de dados foi desenvolvida por meio da aplicação dirigida de questionário junto aos alunos, cujos pais e ou responsáveis autorizassem o filho e/ou filha a dela participar. Os resultados da pesquisa foram obtidos por meio da análise de conteúdo, a partir de aprofundamento de categorias prévias como ponto de partida, na busca de categorias expressas nas respostas ao questionário. A análise permitiu o desvelamento do perfil dos adolescentes pesquisados em suas relações com as mídias, dentre elas as redes sociais, e nelas a compreensão dos adolescentes sobre o Sexting. Constatou-se que o adolescente possui sim as características próprias a essa etapa do desenvolvimento, tais como a ambiguidade de sentimentos e o sentimento de onipotência, dentre outras, sendo que essas podem torná-lo vulnerável frente às relações sociais estabelecidas, como as propiciadas pelas redes sociais e nelas, as possibilidades de expor ou ser exposto a riscos, inclusive físicos, pelo fenômeno do Sexting. Em um mundo midiático, conectado por meio da Internet, essa vulnerabilidade se amplia caso o acesso ao conteúdo disponível na rede, a produção e a disponibilização de conteúdos (mensagens ou imagens - fotos/vídeos) seja feito sem orientação e supervisão dos adultos. Ao final aponta-se para a necessidade urgente de ações de educação preventiva consciente e crítica que considerem como base do trabalho as características peculiares à adolescência bem como e as transformações das relações sociais dos e das adolescentes nesse mundo midiático, potencialmente vistas como relações perigosas, inclusive com casos constatados de suicídios decorrentes de exposição indevida nas redes sociais de vídeos íntimos de adolescentes. É importante que nas agências formadoras de educadores, particularmente nas licenciaturas, seja incluído, pelos profissionais da educação, em seus currículos, um estudo aprofundado das teorias sobre a adolescência e suas características, já que adolescência é um construto social próprio de algumas culturas, aí incluída também a questão da puberdade, comum a todas as culturas. Sugere-se que esses mesmos indicadores de temas a serem aprofundados sejam incluídos em todo e qualquer programa de prevenção de riscos para adolescentes pelos seus proponentes, gestores e executores.
Abstract: This paper had as main goal to produce an exploratory study of 8th grade of Elementary School in a public school located in Florianopolis - Santa Catarina, Brazil students understanding about sexting. Sexting in this research is defined as send, post, receiving and sharing intimal images (pictures/videos) or exciting messages or yet, a selfie half-nude or nude by cellular phone and electronic media (computer, social nets and internet), in an improperexposure perspective, without consent. The dialectical method defined the methodology and the instruments used in this research. In order to collect data it was used the directed application of a questionnaire with the students, whose parents and/or legal tutors allowed their children to participate. The results had been obtained by content analysis, from the previous categories probing as a start, in order to search for the categories expressed on the questionnaire answers. The analysis allowed unveiling the adolescents profile in their relations with the media, and among them, the adolescents understanding about sexting. It was, indeed verified that adolescents have some specific characteristicsin thisstage of development, such as ambiguity feelings and omnipotence, among others. This can make him face ofestablished socialrelations, such as those provided by social nets an in them, the exposure possibilities or be exposed to risk, including physical ones, regarding Sexting. In a media world, connected by internet, this vulnerability may expands itself when without adult supervision or orientation, adolescents access content available on the internet, produce and release contents in the internet (messages or images). In the end, it is noticed the urgent needing of conscious andcritical preventiveeducation activities. These activities must consider as base of the action the specific characteristics that belong to adolescents as well as the changes of adolescent s social relations in this media world, potentially perceived as dangerous relations, including comproved cases of suicidal resulting fromundueexposure of adolescent intimal videos in the social nets. In educational institutions that form educators, especially in teaching graduation, it is important to include in education professionals resumes, by themselves, a profound studying about adolescence theories and its features, once adolescence is a social construction existent in some cultures, where it is also included puberty issues, common to all cultures. These same indicatorsoftopics should be deeply studied to be includedin each and everyrisk preventionprogram for adolescentsby its proponents, managers and performers.
Palavras-chave: Psicologia do adolescente
Adolescentes - Comportamento sexual
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Educação
Programa: Mestrado em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1024
Data de defesa: 31-Jul-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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