Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/handle/handle/1007
Tipo do documento: Dissertação
Título: Duas professoras e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental em Laguna/SC
Título(s) alternativo(s): Two teachers and the teaching of history in the early years of elementary school in Laguna/SC
Autor: João, David de Souza 
Primeiro orientador: Silva, Cristiani Bereta da
Resumo: Esta pesquisa é um estudo de caso sobre o ensino de História nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Foram selecionados, para tanto, os trabalhos de duas professoras, desenvolvidos em duas escolas públicas estaduais da cidade de Laguna (SC). A pesquisa também contou com a coleta de dados relativos ao cotidiano escolar das professoras. Os dados contribuíram para analisar as relações entre a prática docente e os usos do livro didático de História nos anos iniciais. A metodologia de pesquisa incluiu observações de aulas durante um ano letivo, realização de entrevistas orais (gravadas, transcritas e editadas) com cada uma delas, visando a entender como elementos da sua trajetória de vida pessoal e profissional possam ter interferido na prática docente e nos usos dos livros didáticos na atualidade. Fizeram parte do recorte empírico a análise de livros didáticos usados pelas professoras, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN s), o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Proposta Curricular de Santa Catarina de 1998. Na análise desse conjunto diversificado de documentos foram consideradas as produções relativas aos usos do livro didático, as questões que envolvem a história ensinada e a análise dos livros didáticos, as entrevistas orais. Também foram incluídos os documentos-representações que dotam o presente de sentido. Representações são aqui, compreendidas a partir de Chartier (1990), dizem respeito ao modo como em diferentes lugares e tempos a realidade social é construída por meio de classificações, divisões e delimitações.
Palavras-chave: Ensino de História nos Anos Iniciais
Práticas docentes
Livros Didáticos
História - Estudo e ensino
Didática
History Teaching in the Initial Years
Teaching practices
Textbooks.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da instituição: UDESC
Departamento: Educação
Programa: Mestrado em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1007
Data de defesa: 30-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
116947.pdf957,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.